top of page
 

Objetivos:

 

     Esta dissertação tem como objetivo principal comparar o desempenho de diferentes técnicas de previsão de carga, especialmente a curto prazo. Inicialmente pretende-se realizar a análise clássica de séries temporais, obtendo assim uma referência a nível de performance.

     Com os resultados obtidos deste primeiro estudo, espera-se que estes sejam comparados e ultrapassados pelos das outras duas técnicas (redes neuronais e SVM). Esta análise de resultados será feita por avaliação de diferentes tipos de índices (de erros), assim como tempos de treino, flexibilidade e capacidade de filtragem de dados anómalos.

 

Estrutura:

 

      A dissertação encontra-se estruturada em sete capítulos principais, cujo conteúdo será, resumidamente, descrito de seguida.

     No Capítulo 1 “Introdução”, aborda-se de uma forma geral a estrutura do sistema elétrico nacional e a relevância de estudos de previsão de carga. Além disso, é elaborado um enquadramento do tema da tese ao diagrama de carga nacional, são referidos os objetivos da dissertação e é descrita a sua estrutura.

      No Capítulo 2 “Métodos de Previsão”, pretende-se expor conteúdos relativos às técnicas utilizadas para a previsão de carga, onde se explicam os conceitos associados a cada uma. Além disso, definem-se as equações de cálculo que permitem a avaliação do desempenho dos modelos em estudo.

    No Capítulo 3 “Previsão baseada em Box-Jenkins”, apresentam-se os procedimentos referentes à metodologia em estudo, assim como os respetivos resultados. No final do capítulo, comparam-se os modelos estudados através dos critérios que avaliam o seu desempenho, para assim se apurar o melhor e obter uma referência para os próximos capítulos.

      No Capítulo 4 “Previsão com Redes Neuronais”, expõem-se os resultados obtidos com o estudo efetuado, referindo os passos mais relevantes da utilização desta técnica.

      No Capítulo 5 “Previsão com SVM”, apresentam-se os resultados obtidos com a aplicação técnica ao problema de previsão.

      No Capítulo 6 “Comparação das Técnicas”, comparam-se os resultados obtidos com o estudo das técnicas utilizadas para a previsão de carga e referem-se as conclusões em relação ao desempenho de cada uma.

   No Capítulo 7 “Conclusão”, são sintetizadas as conclusões mais relevantes obtidas com o desenvolvimento do trabalho. Sugestões para futuros desenvolvimentos são também apresentadas neste capítulo.

bottom of page